BAHIA: Estado tem 10 barragens com risco de ruptura; Barragem do Cipó no município de Mirante é uma das ameaçadas.

A Bahia tem 10 barragens com estrutura comprometida e risco de ruptura, sendo que um desses reservatórios fica localizado no município de Mirante na região Sudoeste. Os dados são do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), considerando dados de 2017.
O número de barragens vulneráveis no país subiu, em um ano, de 25 para 45. A Bahia é o Estado com o maior número (10), seguido por Alagoas (6) e Minas Gerais (5).
O balanço da ANA é o segundo produzido após o maior desastre ambiental da história recente do país, quando o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), sob responsabilidade da mineradora Samarco, provocou a morte de 19 pessoas e poluiu o rio Doce, em novembro de 2015.
Na Bahia, as estruturas com risco são: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2 (em Camaçari), Tábua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá).
As unidades foram destacadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) – órgão fiscalizador que identificou, a pedido da ANA, as barragens mais preocupantes, ou seja, com algum comprometimento estrutural importante que impactasse a sua segurança.


Postar um comentário

0 Comentários